quinta-feira, 5 de maio de 2016

Wallace e a origem das espécies

Alfred Russel Wallace, naturalista britânico (1823-1913).
Alfred Russel Wallace - coautor da teoria da evolução por seleção natural - nasceu em 1823, no País de Gales. Desde jovem se interessou por história natural. Por volta de 1843 começou a ensinar em um colégio em Leicester, onde se tornou amigo de Henry Walter Bates, que também viria a se tornar um importante evolucionista.
Em 1847, Wallace e Bates empreenderam uma viagem exploratória à bacia Amazônica. Nessa ocasião, Wallace fez muitas colatas e observações de vital importância para a sua concepção sobre as origens das espécies e para os estudos de biogeografia, ciência da qual é considerado um dos precursores. No caminho de volta para a Inglaterra, o navio de Wallace incendiou-se e afundou, pondo a perder grande parte do material coletado.
Dois anos depois, Wallace continuou com suas expedições de coleta, dessa vez no arquipélago malaio. Durante oito anos de exploração científica e coletas de material, Wallace desenvolveu sua concepções sobre a evolução e suas causas. Em 1855 escreveu seu primeiro ensaio sobre evolução, no qual esboçou a ideia da origem comum. Mas foi no artigo "Sobre a tendência das variedades a afastarem-se indefinidamente do tipo original", de 1858, que Wallace desenvolveu o mecanismo evolutivo, no caso, a seleção natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário