quinta-feira, 5 de maio de 2016

Os três tipos de seleção

A seleção natural é o processo que resulta na adaptação de uma população ao meio de vida. O mecanismo de atuação da seleção natural, proposto por Darwin e Wallace, permite compreender como ocorre a evolução da espécies. A maioria das características (fenótipos) sobre as quais a seleção natural atua é determinada por muitos pares de genes localizados em diferentes locos gênicos. Nesse sentido, a distribuição dos diferentes fenótipos (que são, claro, determinados pelos genótipos) presentes em uma população pode ser colocada em um gráfico em que a curva tem o formato de sino (curva de Gauss).

A seleção natural é um processo dinâmico. Modificando-se as características do meio, altera-se a seleção. Assim, na dependência de ocorrerem variações nas características do ambiente, três tipos de seleção poder ser descritos, cada qual exercendo determinado afeito em uma população. Os tipos são: seleção direcional, seleção estabilizadora e seleção disruptiva.

  • Na seleção direcional, há o favorecimento de determinado fenótipo extremo em detrimento dos outros fenótipos, que são eliminados. É o que ocorre, por exemplo, na resistência de insetos ao de empregarem inseticidas de modo indiscriminado no seu controle é, também, na resistência de bactérias aos antibióticos inadequadamente utilizados no tratamento de infecções. Nesses casos, o fenótipo extremo é o constituído pela variedade que oferece maior resistência às drogas aplicadas.
  • Na seleção estabilizadora, o favorecimento ocorre nos fenótipos (e, como consequência, nos genótipos) intermediários, com eliminação dos fenótipos extremos. Um belo exemplo é o da mosca Eurosta solidaginis, cuja fêmea deposita ovos em determinada planta. Os ovos desenvolvem-se em larvas que provocam a formação de tumores (determinado galhas) na planta hospedeira. Larvas que provocam a formação de galhas pequenas servem de alimento a determinada vespa, enquanto larvas que se desenvolvem em galhas maiores servem de alimento a aves. Nesse caso, as larvas que se desenvolvem em galhas de tamanho intermediários são favorecidas. Quer dizer, as vespas atuam como agentes de seleção de um fenótipo extremo (larvas pequenas, em galhas pequenas), enquanto as aves são os agentes de seleção do outro fenótipo extremo (larvas grandes, em galhas grandes).
  • Na seleção disruptiva, ao contrário, são favorecidos os fenótipos extremos, com diminuição progressiva dos intermediários. É o que ocorre com caramujos da espécie Cepea nemoralis, cujos indivíduos possuem conchas de dois tipos: marrom escuro e marrom com faixas amarelas. Em matas fechadas, pássaros alimentam-se preferencialmente de caramujos dotados de manchas amarelas nas conchas, mais visíveis, enquanto em locais abertos a preferência é pelos caramujos dotados de conchas marrons, que se destacam na vegetação rala. Então, em matas fechadas são favorecidos os caramujos dotados de conchas marrons, enquanto em locais de vegetação aberta os favorecidos são os de conchas listadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário