quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tipos de Hifa

Dependendo do grupo de fungos, as hifas podem apresentar diferentes tipos de organização. Nas hifas cenocíticas, presentes em fungos simples, o fio é contínuo e o citoplasma contém numerosos núcleos nele inseridos. Fungos mais complexos possuem hifas septadas, isto é, há paredes divisórias (septos) que separam o filamento internamente em segmentos mais ou menos parecidos. Em cada septo há poros que permitem o livre trânsito de material citoplasmático de um compartimento a outra.

Tipos de Hifa. Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra. Nos fungos, os núcleos são haploides.

O micélio fica dentro do pão, do mamão, do solo etc., e em contato íntimo com o alimento que interessa ao fungo. Todo fungo é heterótrofo e precisa retirar do local em que está o micélio as substâncias de que precisa para viver. Assim, os fungos alimentam-se por absorção da matéria orgânica por eles decomposta.
As partículas de alimento são grandes demais para entrarem nas hifas e serem digeridas. Assim, dá-se o contrário: as hifas liberam enzimas digestivas para o meio que as rodeia, já que estão em íntimo contato com o alimento, e dessa forma ocorre uma digestão extracelular.
Efetuada a digestão, os produtos digeridos são absorvidos, difundindo-se para todo o corpo do fungo que pode, assim, crescer.

Um comentário: