quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Algumas doenças provocadas por Fungos

Na natureza existem vários tipos de fungos, eles são uma forma de vida bastante comum, porém existem aqueles que se alimentam de matéria em decomposição, alimentos e organismos vivos o que inclui os seres humanos.
Essa espécie de fungo que são capazes de nos infectar, são extremamente prejudiciais à saúde. Eles podem causar diferentes tipos de doenças e dois tipos de infecções: sistêmicas e superficiais.
Essas infecções são contagiosas, podem ser transmitidas através de algum contato direto com uma pessoa que esteja infectada ou mais raramente através de roupas ou pelo próprio ambiente.

1) Onicomicose

A onicomicose é uma infecção fúngica das unhas e pode ser considerada um problema muito difícil de tratar. A maioria das pessoas que possuem onicomicose não procuram tratamento, e talvez nem sequer tenham conhecimento da infecção.

Há três grupos de fungos que causam essa complicação, são eles: as leveduras (fungos como o Trichophyton rubrum), os dermatófitos (fungos como o Candida albicans) e os não dermatófitos (como o Microascus brevicaulis).
A onicomicose é considerada uma infecção patogênica, principalmente em pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado. Em muitos desses casos pode ser fatal, então não negligencie, procure tratamento o quanto antes.


2) Candidíase

A candidíase possui esse nome pois é causada por diferentes espécies de leveduras da família Candida. Essa levedura é bastante comum nos seres humanos.
Muitas delas vivem pacificamente em nossos corpos, elas estão presentes em superfícies úmidas, como na boca, intestino e até mesmo no órgão reprodutor feminino, podendo causar infecção vaginal.
Já as infecções que ocorrem na boca ou na garganta, são chamadas de candidíase, e desencadeiam quando a levedura invade a corrente sanguínea e se espalha por diversas áreas do corpo. A candidíase também pode ser fatal em casos de pessoas que possuem o sistema imunológico fraco.


3) Mucormicose

A murcomicose, antigamente conhecida como zigomicose, é uma doença causada pelos fungos que pertencem à ordem Mucorales. Esses fungos podem causar infecções pulmonares, gastrointestinais, cutâneas ou rinocerebral (invasão que ocorre no cérebro por meio dos seios nasais).
Os fungos desse gênero são muito comuns, eles podem ser encontrados em mofo de pão por exemplo, porém a maioria dos casos ocorrem devido a inalação de esporos lançados no ar. Os pulmões e seios nasais são os locais mais comuns em que a infecção tem início.
Os casos menos frequentes ocorrem pela ingestão de alimentos contaminados, mas a probabilidade que a infecção causada por fungos da ordem Mucorales ocorra, é algo que dependerá muito do hospedeiro, pois pessoas saudáveis não são suscetíveis a este tipo de infecção.


4) Peniciliose

A peniciliose é causada por um fungo dimórfico oportunista chamado Penicillium Marneffei, a infecção desse fungo causa risco de vida pois ele afeta todo o organismo.
Esse fungo costuma afetar pacientes com AIDS e pessoas que residem ou visitam o sudeste da Ásia e o sul da China constantemente. Algumas investigações cientificas, sugerem que a contaminação surge a partir da inalação de esporos por meio de fontes ambientais, como por exemplo o solo.
Geralmente os pacientes com peniciliose, inicialmente apresentam uma febre baixa, perda de peso e algumas lesões na pele. A doença pode se espalhar por diversos órgãos, como fígado, pulmão, rim, entre outros.


5) Coccidioidomicose

A coccidioidomicose ou também febre do vale, é uma doença causada pelo fungo Coccidioides. Esse fungo costuma habitar áreas secas, e sua contaminação ocorre a partir da inalação de poeira contaminada com esporos em que o fungo se encontra.
Embora os sintomas da doença sejam dor de cabeça, febre, dores musculares, tosse e erupções cutâneas, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças constataram que quase 60% das pessoas que são infectadas pelo fungo não apresentam sintoma algum.
Muitas pessoas conseguem se recuperar da infecção por volta de algumas semanas, mas há casos em que a infecção se desenvolve desencadeando uma infecção pulmonar persistente, ou uma invasão sistêmica, que é quando os fungos atacam outras partes do corpo.


6) Pneumocistose

Causada pelo fungo unicelular Pneumocystis jirovecii, a pneumocistose é uma infecção oportunista que pode provocar em pessoas saudáveis tosse seca, progredindo para problemas respiratórios mais graves.
Já em pacientes com AIDS, o fungo tende a ser pior, pode levar a problemas mais sérios como perda de peso, mal-estar, diarreia, tosse seca, falta de ar e febre.
Há também outros perfis que também são bastante suscetíveis a tal infecção, como crianças que sofrem de desnutrição, crianças com deficiências imunológicas primarias, pacientes com câncer e pacientes transplantados.


7) Aspergilose e sinusite fúngica

O aspergillus é um gênero de fungo muito comum, que geralmente é encontrado no solo e em vegetações, pois são importantes decompositores de alimentos. Também é bastante encontrado no ar, seus esporos flutuam e podem ser facilmente inalados.
Na maioria das pessoas os esporros dos fungos são inofensivos. A infecção invasiva ocorre geralmente em pacientes com câncer, HIV positivo ou pacientes transplantados de medula óssea.
Nesses casos, a aspergilose pode vir a infectar o pulmão, o que desencadeia uma sinusite fúngica. Esse tipo de sinusite é capaz de provocar congestão nasal, dor de cabeça crônica e desconforto no rosto.
Então para que o problema não se agrave, o tratamento necessário é a drenagem cirúrgica, que costuma ser bastante eficiente. Caso seu estado não seja tão grave, alguns medicamentos antifúngicos também podem ajudar a resolver o problema.
O fungo pode oferecer risco a vida caso se transfira dos pulmões para a corrente sanguínea, pois poderá causar uma infecção generalizada.

8) Rinossinusite

A rinossinusite também ocorre devido a infecção do fungo aspergillus. As pessoas infectadas geralmente apresentam sintomas como narizes congestionados, perda do olfato, sinusites de repetição e pólipos nasais.
É uma infecção difícil de se tratar podendo se prolongar por um longo tempo, os tratamentos mais eficientes são as cirurgias endoscópicas ou abertas.

9) Meningite fúngica

Esse tipo de meningite está entre as infecções oportunistas que mais ameaçam a vida de pacientes com HIV positivo, mas também costuma atacar pessoas com o sistema imunológico normalizado. Ela é capaz de provocar inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal.
Os causadores da meningite são os fungos do tipo cryptococcus, que são encontrados no mundo inteiro, sua transmissão ocorre devido a inalação de pequenas células fúngicas espalhadas pelo ar.
Já seus sintomas costumam divergir entre as pessoas, mas no geral incluem dores de cabeça, sonolência e confusão.

10) Histoplasmose

Causador da histoplasmose, o Histoplasma capsulatum, é um fungo encontrado geralmente no solo, ele é estimulado por excrementos de morcegos e pássaros, por isso é facilmente encontrado em cavernas e ninhos de aves.
Seu esporro é solto ao ar quando há uma escavação ou quando alguém mexe em algum solo que esteja contaminado. Algumas pessoas que entram em contato com o fungo não ficam doentes, mas outras após infectadas com o histoplasma, apresentam doenças respiratórias, tosse seca, febre, perda de apetite, dores musculares e no peito.
Em raros casos, as doenças respiratórias podem se tornar doenças crônicas e causar danos nos pulmões ao longo do tempo. Em outros casos, o fungo também pode entrar na corrente sanguínea e assim afetar outros órgãos.


Tratamento e prevenção para as doenças causadas por fungos

Se prevenir contra doenças fúngicas é algo relativamente muito difícil, pois estamos constantemente expostos aos ambientes em que os fungos habitam. Mas a prevenção que pode evitar consideravelmente a contaminação é o hábito de manter a pele sempre limpa e seca.
Já o tratamento é algo que pode variar, pois depende muito do tipo do fungo e da gravidade dos sintomas. Porém, os médicos costumam prescrever para seus pacientes medicamentos antifúngicos, em casos mais graves em que os medicamentos não surtem efeito é feito uma cirurgia para remover a infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário