O bolor que cresce no pão representa apenas a parte visível do corpo de um fungo, componente de um grupo atualmente muito numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Os fundos mais conhecidos são formados de bolores, mofos, cogumelos, orelhas-de-pau e o Saccharomyces cerevisiae (a levedura, utilizada como fermento biológico).
Fungos Unicelulares
À primeira vista, parece que todo fungo é macroscópio. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.
Saccharomyces cerevisiae: fungos unicelulares. Note que os pequenos brotos são novos indivíduos que estão sendo formados por reprodução assexuada. |
Fungos Pluricelulares
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos.
Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação e o micélio. O corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por um trama de filamentos, em que cada filamento pe chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos complexos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece nos animais.
Corpo de um fungo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário